quarta-feira, 30 de maio de 2012

Você sabe a diferença entre diet e light?


Alimentos DIET
São especialmente formulados para pessoas que apresentam necessidades específicas. Em sua composição há quantidades insignificantes ou ausência de algum componente, como açúcar, sódio, gordura, etc. Por exemplo: geléia diet - geléia para pessoas que devem evitar o consumo de açúcar.

Alimentos LIGHT
São aqueles que apresentam a quantidade reduzida de algum componente ou valor energético (calorias) quando comparados a um alimento convencional (não light).
            Há uma legislação específica sobre os teores de cada componente e/ou valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.



Atenção: tanto alimentos diet quanto light podem conter açúcares ou energia (calorias). A quantidade reduzida pode ser de gorduras, proteínas, sódio, entre outros; por isso a importância da leitura dos rótulos, especialmente nos seguintes casos:


Diabetes
Fique atento para os açúcares na composição dos alimentos, independente de o alimento ser diet ou light
Os alimentos diet devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos: contém (glicose e/ou frutose e/ou sacarose)”. Ou seja, mesmo não possuindo açúcar adicionado, há o açúcar próprio do alimento, portanto consuma esses alimentos com moderação. Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar adicionado, porém o cacau (matéria-prima do chocolate) possui açúcar naturalmente.

Hipertensão
Fique atento ao conteúdo de sódio (componente presente no sal, no glutamato monossódico, bicarbonato de sódio, entre outros) descrito na informação nutricional dos rótulos. Os produtos diet ou light em sódio podem ser consumidos com moderação.
Cuide com os adoçantes que contenham sacarina e ciclamato sódico, pois contêm sódio em sua composição.

Doença Celíaca
Fique atento à lista de ingredientes dos alimentos que contêm trigo, aveia, cevada e centeio e seus derivados. No rótulo, próximo à lista de ingredientes, deve conter a advertência: “Contém Glúten”.
Para os alimentos que não contêm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composição a advertência que deve constar no rótulo é: “Não contém Glúten”.

Hipertrigliceridemia (valor de triglicerídeos alto)
Dê preferência aos alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Por exemplo, o chocolate diet em açúcar, apesar de não conter açúcar em sua composição, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumido com moderação. Outro exemplo é o requeijão light, que deve ser consumido com moderação, pois, embora contenha menos gordura que o original, ainda contém gordura.

Vamos agora analisar alguns rótulos:



























Fontes: 
Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), constantes no anexo desta Portaria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário